Manutenção preventiva para os equipamentos de segurança e combate a incêndio

Todos sabemos que a segurança é fundamental para todos, mas se você é dono de um estabelecimento comercial, industrial ou residencial, sabe que deve ser sua prioridade. Afinal de contas, a circulação ou permanência constante de pessoas nessas áreas implica que um acidente colocaria em risco muitas vidas.

E um dos desastres mais impactantes dos quais é importante se precaver é o incêncdio. Em áreas residenciais, o pânico causado pode fazer com que as pessoas que não se firam no incêndio se machuquem tentando sair. Em um estabelecimento comercial, a mesma coisa pode acontecer, sem falar que você pode perder também toda a sua mercadoria, ficando sem alternativas para remediar a situação.

Por fim, em estabelecimentos industriais, além do perigo de seus funcionários e sua produção, há o risco do maquinário explodir, decorrendo em um incêndio ainda mais perigoso…

Medidas de segurança contra incêndios

Ficou bem claro que um incêndio é um dos piores desastres que seu estabelecimento, seja ele de qualquer natureza, pode receber. Por isso, fica muito claro o quanto é importante que seu estabelecimento esteja preparado para lidar com este tipo de situação, ou seja, que esteja equipado com sistemas de segurança e combate a incêndio.

Ou seja, é fundamental que você garanta que viaturas possam ter acesso fácil ao estabelecimento, que, se houver mais de um edifício, eles tenham a separação adequada, que a construção seja feita com material resistente e adequado, e que você tenha ou escadas ou elevadores de emergência.

No entanto, só estas medidas não garantem a segurança de todos dentro do prédio e não podem prevenir o incêncio antes que ele se alastre. Por isso, é importante que se tenha equipamentos adequados, como iluminação automática para guiar aqueles saindo do prédio, alarmes de incêndio, extintores, hidrantes, chuveiros automáticos, etc.

Manutenção preventiva para equipamentos de segurança

É importante ter em mente que quanto mais você investir em equipamentos para prevenir este desastre, melhor será a contenção e menor será o perigo das chamas, seja para a vida das pessoas ou para os seus  produtos, maquinário e negócio em geral.

No entanto, de nada adianta investir bilhões na tecnologia mais avançada se você não realiza regularmente a manutenção preventiva para equipamentos de segurança contra incêndio. Afinal de contas, de que vale todo esse equipamento se, na hora do incêndio, ele não funciona?

A manutenção preventiva para equipamentos de segurança é obrigatória e passível de multa em diversos estabelecimentos, e sua periodicidade é de três meses, de acordo com o item 10.06 da norma ABNT NBR 17240:2010. E, embora a verificação mais simples seja apenas verificar a carga dos extintores de incêndio, é de suma importância verificar todos os outros itens que você tem instalados em seu estabelecimento.

É de suma importância, porém constantemente esquecido, que se cheque o funcionamento dos circuitos dos alarmes de incêndio e todos os aparelhos elétricos na manutenção preventiva para equipamentos de segurança.

Além disso, é importante verificar a bateria das luzes de emergência, verificar se os detectores de fumaça estão com a sensibilidade adequada para detectar um incêndio em seu início, mas não assustar os residentes ou funcionários e consumidores com falsos positivos por uma sensibilidade muito alta.

Na manutenção preventiva para equipamentos de segurança, é utilizado um gás especial e uma fonte de calor para verificar e regular esta sensibilidade.

Ainda é necessário verificar instalações que podem provocar um incêndio. Por exemplo, se houve a instalação de novo maquinário na indústria, ou novos eletrônicos como o ar condicionado de um inquilino ou um novo frigobar, isso pode sobrecarregar o sistema, o que pode dar o risco de um curto-circuito, que pode afetar alguns dos aparelhos.

Neste caso, é ideal que os sistemas de prevenção de incêndio sejam instalados ou em uma rede diferente ou, pelo menos, com uma fonte de energia diferente.

Algumas áreas podem estar com a fiação ruim, o que aumenta o risco de um incêndio elétrico. Isso também pode ser percebido na manutenção preventiva para equipamentos de segurança, e evitado.

Além disso, se seu prédio tem elevadores de incêndio, é primordial que a equipe que realiza a manutenção preventiva para equipamentos de segurança verifique-o com cuidado. Se as pessoas que estão tentando evacuar o prédio ficarem presas neste elevador, a fumaça pode os intoxicar, então é de suma importância que ele funcione adequadamente.

Muitos estabelecimentos acreditam que atribuir esta função de verificação ao síndico ou zelador já é o suficiente, mas, conforme dissemos anteriormente, uma manutenção superficial pode acarretar em problemas sérios.

O ideal é que se contrate uma equipe licenciada que faça esta vistoria completa de três em três meses, para se assegurar de que tudo está indo em seus conformes.

No entanto, se para você é inviável contratar uma equipe com esta regularidade, é possível fazer uma vistoria menos compreensiva de três em três meses, verificando os extintores, alarmes e chuveiros automáticos, e verificar a parte elétrica do estabelecimento semestral ou anualmente.

Independentemente do padrão adotado, é de suma importância fazer com a periodicidade adequada uma manutenção preventiva para equipamentos de segurança contra incêndios dispostos em seu prédio, sempre se certificando de que tudo segue os parâmetros de lei.

Vistoria do corpo de bombeiros

Além das medidas preventivas, é importante sempre ter o auto de vistoria do corpo de bombeiros ou o certificado de licença do corpo de bombeiros em dia. Este laudo possui validade de três anos, e a inspeção é gratuita para edificações brancas ou verdes (que não caracterizam ocupação mista e não apresentam alto risco de pânico ou apresentam baixo risco de incêndio e pânico, respectivamente.)

Conforme o risco de pânico vai aumentando, edificações amarelas ou vermelhas recebem uma taxa para a inspeção. Esta taxa é aplicada sob consulta.

Esta regulamentação é importante para a segurança daqueles que frequentam seu estabelecimento, e caso a manutenção não esteja bem feita, o dono está sujeito a multa.

Mas mais importante do que evitar multas é ter certeza de que as vidas dos seus clientes, inquilinos ou funcionários estão seguras em suas mãos, não é mesmo? Investir em segurança é fundamental para evitar desastres desnecessários e colocar vidas em risco.

 

 

Deixe seu comentário

DADOS PARA CONTATO

Rua Camilo José Cury, 146, Trujillo - Sorocaba/SP

(15) 3233.4568
(15) 9.7401.5450
contato@justoesantos.com.br

Copyright© Justo&Santos 2017. Todos os direitos reservados.

Laudos AVCB